Teatro Experimental de Lagos

O TEL – Teatro Experimental de Lagos – é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à criação e difusão das artes performativas, numa perspetiva de fruição direta com a comunidade, na descentralização das artes, sobretudo no Barlavento Algarvio. Criada em 1972, formalizada como associação cultural desde 1987, é uma das associações culturais mais antigas do Algarve.

Alberga uma pluralidade de linguagens dentro dos seus projetos de criação artística (Teatro, dança, música, circo contemporâneo). O seu trabalho criativo passa por espaços convencionais e não-convencionais, valorizando os espaços património, a criação site specific e a história e patrimonio natural de nosso território. Dos seus projetos destaca "Percursos Performativos no Património", projeto de cruzamentos disciplinares sobre património, patente nas edições 2 e 3 do Programa 365 Algarve. Na área do teatro, tem em cena "Lobo Vermelho", "O Último Dragão", "Atempo" e "I See You", este último em Circulação Internacional apoiada pela Direção Geral das Artes.

Dinamiza o S.E.T.E. - Serviço Educativo do Teatro Experimental, com uma estratégia de sensibilização e mediação de públicos a partir da pedagogia artística, dedica-se a projetos de formação e intervenção cultural nas escolas e na comunidade, de forma que as artes façam parte do quotidiano das crianças e jovens do concelho de Lagos. Tem protocolado o projeto educativo "Em que Pensas Tu" com o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, com o selo do Plano Nacional das Artes. Ao nível da formação, desenvolve Cursos Anuais, com atividades de Teatro e Dança para crianças, jovens e adultos.

O TEL possui um Espaço Cultural, desde Junho de 2012, cedido pelo Município de Lagos, onde desenha uma programação dirigida à comunidade, na criação e no acolhimento de espetáculos, formações e residências artísticas, funcionando como um laboratório artístico permanente.

Na atualidade, cria em parceria com a Cia. Vaya e a B-Side (FR), companhias de circo contemporâneo.  Programa o VENTANIA - Festival de Artes Performativas do Barlavento desde 2019, com financiamento do Programa 365 Algarve e da Direção Geral das Artes e o Festival EmRaizArt, apoiado pelo Programa Garantir Cultura.

Desenvolve parcerias com diferentes entidades de âmbito Regional e Nacional, nomeadamente CasaBranca A.C., C.4.M.A. A.C., EnLama, Fungo AZul - A.C., LAC - Laboratório de Atividades Criativas – A.C., Mãozorra A.C., O Corvo e a Raposa A.C., Purga Associação Cultural, Tertúlia Associação Cultural, entre outros.